top of page
  • Foto do escritorVilmar Olos

Profissão Backstage: Iluminador

Card com cabeçalho labfaz, seguido da frase “Profissão Backstage: Iluminador. Escrito por Vilmar Olos - Lighting Designer, 3D Designer” aplica sobre a fotografia de Vilmar, um homem branco, calvo, com barba grisalha e camiseta preta, rodeado por um grupo de alunos em uma de suas aulas presenciais do curso de Iluminação Cênica.
 
Quando entramos no mundo da Iluminação, não imaginamos o quanto é mágico e grandioso. Até hoje me pergunto: por que escolhi a iluminação? Talvez até hoje não tenha encontrado a resposta. Quando comecei a trabalhar com luz em 1998, não entendia muito bem como as coisas aconteciam, mas percebi que naquele momento estava girando uma chave que mudaria de vez minha vida profissional. Com o passar dos anos fui me aperfeiçoando, buscando conhecimento e com o avanço da tecnologia, tinha que me aperfeiçoar a todo instante. 

Todos sabemos a importância do conhecimento técnico do profissional – conhecer os equipamentos, suas ferramentas de trabalho –, mas também entendi que o profissional de iluminação tem que aprender a ver a iluminação com um olhar artístico. Não falo apenas do Iluminador, sim de todos os profissionais envolvidos: assistentes, técnicos, operadores de luz, operadores de canhão, etc. Todos os profissionais devem contribuir para que o espetáculo aconteça. Temos que cuidar para não nos tornarmos “técnicos mecânicos”. Dialogar com o iluminador sobre o projeto, discutir as idéias, entender o projeto, faz com que tenhamos um trabalho mais completo e dinâmico. Isso refletirá no resultado final. Cada montagem será um aprendizado.

 
Print da tela do computador durante umas das aulas online do curso de iluminação cênica, com o compartilhamento da tela do professor à esquerda e as cameras do professor Vilmar e da intérprete de libras.

Uma das aulas online do curso de iluminação

 
A estrada é outra escola muito importante para um profissional de luz. Montagens, desmontagens, convivência e troca de experiências com outros profissionais, novos equipamentos e novas tecnologias vão trazer um acúmulo de conhecimento para a vida. 

Ao falar do “profissional mecânico”, também sinto que nos dias de hoje alguns profissionais utilizam de alguns recursos e efeitos que os equipamentos já entregam prontos, sem se preocuparem muitas vezes, no que no meu ver, seria o mais importante, ou deveria ser: A Dramaturgia da Luz. Buscar entender como a luz deve dialogar com o espetáculo requer conhecimento, informação, dedicação com o trabalho. Você pode muito bem utilizar um equipamento que te proporciona inúmeros efeitos e possibilidades, desde que você saiba utilizar da maneira correta e contribua para que a luz ajude a contar a história. 

 

Uma das aulas presenciais do curso de iluminação

 
Com o passar dos anos, fui entendendo que a luz não tem que necessariamente ser bonita. Ela deve ter uma dramaturgia. Tudo deve ter um porquê de estar ali. Deve ajudar a contar uma história, trazer emoções. A luz nunca deve ser um espetáculo à parte.

O mundo da iluminação é muito complexo, mas com certeza é muito gratificante. 
Vamos iluminar o Mundo!!!! 

Vilmar Olos – Lighting Designer, 3D Designer
14 visualizações0 comentário

留言


bottom of page